terça-feira, 28 de junho de 2011

5º Ponto de Parada

Aracaju...

Cidade que eu amo, me acolhe com todo fervor, onde moram pessoas especiais e exênciais em minha vida.
Toda vez que eu vou a Aracaju eu me acabo, apesar de ser pequena sempre tem o que se fazer, o que se conhecer de novo.
É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do País e a capital com menor índice de fumantes , segundo o Ministério da Saúde.
Ela pode não ser reconhecida como cidade com belas praias, como a maioria das capitais nordestinas, mais existem muitoooooos lugares belos em Aracaju que valem muito a pena conhecer, como o Parque da Sementeira um lugar lindo, com um lago, onde as pessoas vão passear, namorar, estudar, fazer pique-nique, na época das festas de fim de ano ele fica todo enfeitado, é próximo aos shoppings (Jardins e RioMar), tem o parque da cidade onde existe um zoológico bem legal de se visitar e é gratuito.

Aracaju também é a cidade de festas consagradas, como: Pré-Caju que geralmente acontece 15 ddias antes do carnaval com atrações da musica baiana , Forro Caju, Coverama que começou em Aracaju e hoje existe em varias cidades do país, e o projeto verão que acontece sempre após o Pré-caju com nomes da musica Brasileira.Um lugar que eu sempre curto muito em ir é na rua da cultura toda segunda-feira, lugar de gente bonita, descolada, em pleno mercado da cidade. Outra festa que atrai gente de varios lugares é a Odontofantasy, sempre com atrações poderosas para animar a galera presente.

Que tal conhecer tudo isso bem de pertinho...??


Pré-Caju

Parque da cidade(Zoo)

Forro Caju

Rua da Cultura

Parque da Sementeira

sexta-feira, 17 de junho de 2011

4º ponto de parada

São João, São João, acende a fogueira do meu coração... ♫


Chegou a época do ano que muitos brasileiros, quero dizer NORDESTINOS esperam o ano todo, não sei se nordestino gosta mais do Carnaval ou dos festejos juninos .... (particularmente prefiro o Carnaval), mais até os amantes de Carnaval como eu não perdem uma festinha, um arraiá regado a bolo de milho, canjiquinha, milho cozido, essas comidinhas típicas muitooo gostosas não é?! Mais no nordeste ô mês de Junho é mais que comidas típicas, são grandes festas realizadas da BA ao PI, com muitas cores e muita cultura, danças de roda e a típica quadrilha junina ... Agora imaginem 2 pólos, onde um se considera MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO  e o outro A CAPITAL DO FORRO .


Campina Grande - PB


O são joão de Campina Grande, denominado como o "Maior São João do Mundo" é um evento que acontece anualmente na cidade, ele já ocorre há mais de 25 anos. Desde a sua primeira edição o evento ocorre no Parque do povo, a primeira parte foi construir uma palhoça com cimento queimado e depois um mutirão foi feito para subir as palhas de coqueiro e pendurar as bandeirolas, entre os participantes desse mutirão estavam:  Lenira (coordenadora das quadrilhas) e Guia Carvalho. Cássio Cunha Lima (que foi eleito governador da Paraíba em 2002). A partir dessa sua primeira edição, não se parou mais, o evento cresceu, e com o tempo fora adquirindo, as barraquinhas de comida típica, danças, quadrilhas, casamentos coletivos e muito mais.
O são joão de Campina Grande já começou, mais ainda da tempo,ele só acaba dia 03 de Julho.
Site com a programação: http://migre.me/54AVo


Caruaru- PE

"
Em Caruaru não podia ser diferente, a festa na cidade pernambucana tem duração de 30 dias. No mês de junho, a cidade toda se transforma em um enorme arraial, recheado de bandeirolas coloridas em homenagem a São João.

Para garantir o arrasta-pé, a cidade montou no Parque de Eventos, uma sede junina chamada Vila do Forró. Lá é onde a maioria dos eventos acontecem ao som da sanfona, zabumba e do triângulo; dando ritmo ao forró, xaxado e às bandas tradicionais de pífano.

Uma marca de Caruaru são as quadrilhas estilizadas que chegam a mobilizar milhares de pessoas. Percorrendo as ruas ou se apresentando nos focos de animação, é possível encontrar "drilhas" para todos os gostos: a Turisdrilha, composta exclusivamente de turistas; a Motodrilha, com casais de motoqueiros; a Trocadilha, que se caracteriza pela troca de papéis onde homens se vestem de mulher e vice versa; a Babydrilha, só com criancinhas e as já comentadas Sapadrilha e Gaydrilha.

Para chamar a atenção dos visitantes, e divulgar a culinária regional, a cidade criou alguns exageros gastronômicos como um pé-de-moleque gigante, o enorme arroz doce e o maior cuscuz do mundo. Quem sabe esse ano você não consegue ver se além de grandes, esses quitutes também são gostosos.

E tem mais, ao conhecer a cidade, não deixe de visitar sua atração permanente, a feira livre que acontece no Parque 18 de Maio. Oferecendo produtos que vão do artesanato nordestino a utensílios eletrônicos, a Feira de Caruaru se tornou a mais popular do Brasil. Não deixe de ir também ao Alto do Moura, onde é possível conhecer as produções artesanais, em barro, feitas por herdeiros de Mestre Vitalino. Até a Unesco, o reconheceu como o maior centro de artes figurativas das Américas.

Chegar a Caruaru é muito fácil. A cidade está localizada no coração do nordeste, a 130 km de Recife, de onde duas empresas de ônibus fazem diariamente o trajeto até a rodoviária de Caruaru. E não se preocupe, pois a infra-estrutura hoteleira e de restaurantes da cidade, é de primeira. "
                
                                                                                            Por: Adriano Lins Sant'Anna ( Site BrasilViagens)
Site com programação de Caruaru: http://www.caruaru.com.br/programacao



Campina Grande - PB


Caruaru- PE


Campina Grande- PB


Caruaru- PE



Campina Grande- PB

Caruaru-PE


Agora é só escolher e corre pra aproveitar.


Até a próxima... ;)










domingo, 12 de junho de 2011

3º ponto de parada


"Olinda! Quero cantar a ti esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração, de amor a sonhar
Em Olinda sem igual
Salve o teu Carnaval"



Cidade que inspira compositores, autores, poetas e visitantes, o que Olinda nos mostra é riqueza de cultura e beleza.

Olinda foi declarada Patrimonio Historico e Cultural da Humanidade em 1982 pelaa UNESCO...  a cidade tem 474anos, um pouco mais velha que a capital de PE (Recife).
Todos que chegam em Olinda se depara com a beleza natural e a beleza hsitorica e cultural do lugar, predios arquitetonicos, casas no estilo antigo, ruas bucolicas,ela é um povoado bucolico na maioria do ano,com uma movimentação turistica incontavel, mais de Dezembro a Fevereiro Olinda se transforma na linda cidade do frevo, onde deixa as ruas movimentadas,coloridos, fantasias originais, onde todos estão ali pelo unico e mesmo motivo pular o carnaval ao som do frevo Pernanbucano, sem espaço pra mais ninquem, mais claro que sempre cabe mais um. 

Dizem que o nome Olinda foi dado pelo seguinte fato : Sua origem numa suposta exclamação do fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco – "Oh, linda situação para se construir uma vila!"... Mais na minha opinião esse nome ficou pelo local mesmo, que é LINDO.


Acho que nãao tenho mais nada pra falar sobre a cidade, acho que agora seria uam boa oportunidaade de conhece-la sem o vuco-vuco do Carnaval, mais tendo que voltar no Carnaval pra ver como ela se transforma.

Olinda vista do alto da Sé

Ruas de Olinda

Ruas de Olinda no Crnaval (Frente da prefeitura)

Espero que tenham gostando.. até a proxima parada... ;)


"Quero dedicar esse meu post a todos os meus amigos Pernanbucanos que eu amo e sinto muita suadade"

quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Penedo"

Bom, eu prometi que iria postar as fotos da minha viagem a Penedo e diria como eu vi a cidade.

Penedo é simplismente lindo, os predios historicos são atrações que tiram qualquer um do stress, muitas ladeiras e uam visão do lado de SE...







As fotos... fiquem a vontade pra conhecer o lugar pessoalmente.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

2º ponto de parada

Eu to agoniada com essa aula de campo a Penedo, apesar de ser localizada no Estado em que moro eu ainda não tive a oportunidade de conhece-la , mais agora, enfim irei conhecer.

Penedo é uma bela cidade historica do estado de Alagoas, que tem em torno de 65 mil habitantes, é umas das mais antigas cidades históricas do Brasil.


Penedo chama atenção por um rico património, cultural, histórico e natural, centrado em Igrejas, conventos e palacetes dos séculos 17 e 18 que ainda se encontra em bom estado de preservação.


A cidade é banhado pelo Velho Chico, proporcionando passeios de barco, de preferência ao pôr-do-sol.


Vamos conhecer Penedo?? Combinado sábado vou postar todas as fotos da minha visita a cidade e contar a vocês tudo de bom que eu ver.