segunda-feira, 30 de maio de 2011

1º ponto de parada

Saindo de Maceió, fiquei meio sem rumo de onde ir ... tantos lugares lindos no Brasil pra se falar, tantos lugares diferentes, com belezas e e historias diferentes, demorei, mais decidir... Que tal conhecer comigo um pouquinho das cidades historicas de Minas Gerais.


"Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura.

Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. O estado possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como
Diamantina e Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor.

Além de toda riqueza desse patrimônio as cidades históricas possuem várias atrações como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia, os carnavais e principalmente as paisagens exuberantes das montanhas de Minas. Conheça as Cidades Históricas de Minas Gerais e redescubra o Brasil em lugares onde se respira história, cultura e bons ares.

Texto por: Fernanda Bueno (Equipe Visite Minas Gerais)"





Diamantina -MG


Ouro Preto - MG



Congonhas -MG

Mariana -MG
Então que tal sair desse sofá e ir curtir cidades lindas e cheias de historias pra contar ??




Até a proxima parada ...

De Partida

Bem, pegando carona no lindo blog da minha amiga Rô Vilela ( http://viajenaminhamochila.blogspot.com ) eu pensei, porque não fazer um blog sobre turismo, além de ser um passatempo , vou falar de algo que amo e acho que sei faalr perfeitamente bem (modesta parte).
 Então botei a mão na massa e decidi fazer logo e com a ajuda de Rô Vilela e Marcinho Reis estou eu aqui fazendo meu 1° post .

Eu não posso começar falando de belos destinos, sem falar da minha linda cidade  não é mesmo?

Meu lugar de partida é Maceió, capital do estado de Alagoas, que fica localizado ao Nordeste do Brasil, onde sua população é de quase 1milhão de pessoas ( 936.608 habitantes dados de 2010), apesar de suas belezas naturais e histórica, desde 2007 a capital alagoana ocupa a 1ª posição de cidade mais violenta do País. Mais apesar disso ela ainda é um dos destinos mais procurados por turistas de toda parte do mundo e eu vou mostrar as vocês um pouquinho de nossas belezas naturais e histórica.


Piscina naturais da Pajuçara

Uma das belezas naturais da cidade são as praias , que não deixa a desejar e por isso esse pedacinho do paraíso é chamado de "Paraíso das Águas" , as praias de Ponta Verde, Jatiuca e Pajuçara são as mais visitadas por turistas e moradores, mais ainda temos as praias de Cruz das almas, Jacarecica, Sobral, Avenida, Guaxuma, Pontal da Barra, Riacho Doce, Garça Torta, Mirante da Sereia e por fim Ipioca. Em pajuçara existe o passeio as piscinas naturais, onde você pode ver peixinhos, e aproveitar de águas cristalinas, calmas e mornas, uma sensação de estar no paraíso.

Museu Théo Brandão



Apesar das praias serem o ponto forte do turismo de Maceió, a cidade também tem um lado histórico, não muito divulgado, nem conservado, mais como belezas como o : Centro da cidade, o Bairro histórico de Jaragua, as feirinhas de Artesanato na Pajuçara e no Pontal da Barra,os mirantes e alguns museus: Théo Brandão , Pierre Chalita, Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Marechal Floriano Peixoto, Museu do Esporte, o Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho em Alagoas e por fim o mais novo Memorial à República .



Lagoa Mundaú

Não podemos falar de beleza e esquecer do com-plexo lagunar Mundaú/Manguaba, além de sua beleza, o Complexo impressiona pela diversidade de sua fauna e flora. Em sua vegetação, predominante mente de restingas e manguezais, é possível encontrar espécies como alecrim-da-praia, capim-da-praia, salsa-da-praia ou ainda, mangue vermelho, mangue branco, mangue preto e guaxuma. Os peixes estão representados pelas espécies: arraia pintada, bagre, pescada, tainha, carapeba, curimã. Entre os moluscos pode-se encontrar o sururu, muito utilizado na culinária alagoana, a unha de velho, taioba, maçunim. Os crustáceos: siri-azul, siri-grajaú, camarão branco, caranguejo-uça, guaiamum e camarão de água-doce.
 

Em Maceió também tem dois shoppings de médio porte, galerias, lanchontes, boliche,na parte de badalações noturnas, tem duas casas noturnas e uma nova casa de show,trazendo atrações diferentes.

Essa é a minha Maceió, meu lugar de partida para varias outros lugares que eu amei conhecer e os queremos conhecer juntos, cada semana vou mostrar a vocês um lugar lindo e interessante.

Até a volta!